Bem-Vindos!

Ter vocês aqui comigo é muito gratificante, espero dividir este espaço da melhor forma possível para que possamos enriquecer nossos diálagos sobre a Educação e as mídias disponibilizadas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Etapas da Atividade 2.6: Formação Continuada

1. O que você entende por formação continuada?
2. Qual a finalidade de uma formação continuada?
3. Que procedimentos podem ser tomados diante de um educador que não se capacita?
4. Que influência uma formação continuada pode exercer na prática pedagógica?
5. O que a formação continuada pode mudar no cotidiano da sala de aula?
Respostas:
1) São cursos contínuos de aperfeiçoamento para que o profissional se mantenha atualizado ao mesmo tempo em que possa interagir com outras áreas de trabalho (interdisciplinaridade). Torna-se uma condição permanente de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional . Nestes cursos, os professores tem a oportunidade de expor seus problemas, elaborar e modificar procedimentos de ensino. Temos a oportunidade de buscarmos desenvolver metodologias de trabalho e enriquecê-las através da troca de experiências não só com profissionais capacitados como entre colegas. Com isso, promovendo mudanças pessoais e profissionais que aperfeiçoarão o processo ensino-aprendizagem.
2) Levar o aperfeiçoamento do profissional de modo que este tenha alternativas de crescimento pessoal, intelectual e do docente, abrange perspectivas individuais e coletivas. Especificamente, pelos índices de colaboração e interação entre os profissionais da classe e sua flexibilidade em partilhar experiências, desenvolver e conhecer novas habilidades que favoreçam o campo escolar.
3) Um educador que não busca se capacitar ele torna-se negligente não só consigo mesmo, mas, com o próximo, que por sua vez no papel de aluno será o maior prejudicado. Ao abraçarmos a causa de professor-educador, nos tornamos “pais” e para estes não existe tempo para decidirmos quando se estacionar, é para toda vida, no caso do educador, para toda sua vida letiva.
4) As influências são precisamente positivas! Um professor que se preocupa em fazer cursos de formação contínua, estar enfatizando o compromisso que fez com a educação e consigo mesmo. Na prática pedagógica, podemos inovar, desenvolver metodologias que estimulem o aluno a realizar atividades e consequentemente, teremos resultados satisfatórios no processo avaliativo. Tudo tem respaldo, investir em instrução para um professor é investir em um futuro promissor, crer que só a educação é capaz de fazer o mundo melhor.
5) Hoje temos sensibilidade para entender que ser professor é estar sempre em construção, no entanto se estamos em construção, procuraremos nos adequar ao novo aluno, as novas tecnologias, as mudanças no pensamento sócio-cultural. Buscando compreender estes avanços, levaremos para sala de aula recursos metodológicos que, estimularão nossos alunos a assimilar e procurar novas fontes de conhecimento e em recíproca, alcançar mudanças significativas para educação, com qualidade, responsabilidade e sem grandes sacrifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário