Bem-Vindos!

Ter vocês aqui comigo é muito gratificante, espero dividir este espaço da melhor forma possível para que possamos enriquecer nossos diálagos sobre a Educação e as mídias disponibilizadas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Disutindo o Hipertexto


O Hipertexto é um recurso muito apropriado para a representação de informações no computador pelas seguintes razões: permite a divisão de temas em textos ou trechos coerentes e curtos, facilita a compreensão do usuário, é de fácil acesso a referência para outras partes do texto ou a para outros textos, totalmente independentes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. Navegar na internet torna-se fácil e enriquecedor para qualquer pessoa por ter em suas mãos um vasto número de conhecimentos que as melhores bibliotecas do mundo não devem oferecer em tão fácil disposição.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como todo cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, se caracteriza como uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Para alguns estudiosos, o hipertexto é uma estrutura interativa de apresentação que possui três componentes principais: uma base de dados textual; uma rede semântica entre diferentes unidades temáticas e ferramentas informáticas. Sua navegação é baseada em elementos gráficos conhecidos por ícones, que interligam-se à base de dados, à rede semântica e às unidades temáticas através de um mecanismo conhecido por link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário