Bem-Vindos!

Ter vocês aqui comigo é muito gratificante, espero dividir este espaço da melhor forma possível para que possamos enriquecer nossos diálagos sobre a Educação e as mídias disponibilizadas.

sábado, 6 de agosto de 2011

“Contextualizando a mudança da teoria à prática”

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas, curiosidades?
• Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Nas minhas aulas é indispensável o diálago com a turma, por trabalhar com disciplina teórica como História, sempre estamos trabalhando temáticas que nos levam a uma diversidade de temas e o diálago é a chave para democracia em sala. Há momentos em que realmente viajamos, de um extremo ao outro ou seja é como se botássemos em práticas os “links” da vida, cada click em um aluno, uma página nova!
Procuro sempre, fazer os alunos interagir em sala de aula, exercendo o papel de mediadora para que através do diálago possamos ter um melhor desempenho em sala. São inúmeros os recursos que podemos utilizar na escola, no entanto na minha, o que temos dispostos e uso frequentemente são as revistas (CHC para Crianças, História, gibis...), aparelho de som e TV. Sentimos muito neste momento, a ausência do Laboratório de Informática.
As tecnologias,entre outros recursos escritos, audiovisuais podem ajudar muito a relação professor/aluno, ensino/aprendizagem, no entanto é o diálago e o companheirismo que fazem qualquer metodologia ser mais proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário